SEGREDO MINEIRO

Desde de 1996

Qual bebida servir com pão de queijo?

 

Um dos alimentos mais versáteis que existem, o pão de queijo é famoso por oferecer inúmeras possibilidades de combinações a mesa, além de se encaixar nas mais diversas situações. 

 

Essa vantagem faz com que surgem sempre uma dúvida: qual bebida servir com o pão de queijo? Qual harmoniza melhor com esse alimento que está sempre presente na mesa dos mineiros e de diversos brasileiros espalhados pelo país?

 

Essa pergunta não possui uma resposta definitiva, porque o gosto pessoal de cada um de nós pode (e vai)  influenciar muito no que achamos atraente gastronomicamente. Mas para não te deixar sem uma resposta, vamos indicar aqui 5 bebidas que harmonizam bem com pão de queijo: café, chá, suco, cerveja e vinho.

 

Ficou curioso para saber porque eles combinam? Então, continua com a gente!

 

SUCOS

 

Nos dias mais quentes a pedida é combinar o snack com bebidas refrescantes, para tornar a experiência ainda mais prazerosa. Para harmonizar não tem mistério: o pão de queijo combina com todos os tipos de suco, dos mais cítricos aos mais doces. 

 

Escolha o suco da sua preferência e saborei sem medo! Não é à toa que essa é a opção preferida da garotada no lanche da tarde.

 

CHÁS E CAFÉS

 

A dupla chá e café faz uma parceria antiga com o pão de queijo. É uma combinação popular, que remonta ao período da criação da receita, e que é frequentemente replicada nas casas brasileiras.

 

Vale ressaltar que pães de queijo com sabores mais fortes combinam com cafés mais amargos. Já os de massa mais suave são os companheiros perfeitos para os cafés filtrados e os chás.

 

CERVEJAS

 

A parceria entre o queijo e a cerveja é antiga e famosa principalmente em países europeus, como Grã-Bretanha e Alemanha. E claro que aqui no Brasil essa combinação vem se popularizando e se adaptando para incluir alimentos e pratos da nossa culinária, como o pão de queijo.

 

A cerveja, tão apreciada no nosso país, harmoniza bem com sabores e texturas leves, mas na hora de escolher é bom ficar atento: prefira as cervejas de leve e média intensidade, adocicadas ou levemente amargas. As com gosto muito intenso podem se sobrepor ao sabor do quitute. 

 

VINHOS

 

Pão + vinho = tá feita a receita do sucesso! Esses dois ingredientes milenares já percoreram um longo caminho na história e seguem se reiventando por onde passam. A regra para combiná-los é fácil de lembrar: escolha vinhos leves, que não “briguem” com o sabor do pão de queijo.

 

Vinhos secos costumam também minimizar o efeito da gordura do queijo nas papilas gustativas, “limpando” o paladar e deixando ele pronto para saborear mais um.

 

RECHEIOS

 

Uma dica importante ao pensar em harmonização é levar em consideração todos os ingredientes que compõem a receita. Por exemplo, um pão de queijo recheado com geleia combinado com um suco, pode fazer o suco parecer menos doce do que está na vida real. Já combinado com café ou um vinho, pode ter seu sabor ainda mais destacado. E isso vale para todos os tipos de recheio, tá? 

 

Agora que você já entendeu como harmonizar, é só escolher a sua opção favorita e se preparar para uma experiência saborosa e inesquecível.