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Café da manhã – a refeição mais importante do dia?

Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já ouviu alguém dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. O assunto, que gera bastante debate, é objeto de pesquisa de muitos estudiosos, mas a cada dia surgem mais comprovações de que sim, esta é uma refeição importantíssima para todos nós.

 

Muitos acham que não comer pela manhã fará o corpo gastar mais calorias, ajudando no emagrecimento, mas pode acontecer exatamente o contrário. Quer entender melhor sobre isso? Vem com a gente!

 

Porquê o café da manhã é importante?

 

Quando dormimos o açúcar no nosso sangue fica mais baixo. Não estamos realizando nenhuma atividade intensa, logo, não precisamos utilizar muita energia. No entanto, depois dessas horas de sono temos que levantar e realizar as atividades do dia a dia. Uma das melhores formas de conseguir a disposição para isso é se alimentando.

 

Comer contribui para elevar os níveis de glicemia no sangue, além de ajudar você a antigir as quantidades necessárias de fibras e nutrientes importantes para ativar o metabolismo ideal, favorecendo o bom funcionamento de todo o corpo.

 

Comer bem no café da manhã ajuda no emagrecimento?

 

Um café da manhã nutritivo e bem equilibrado fornece energia para a prática de exercícios físicos e realização de todas as atividades cotidianas, mas sua importância no processo de emagrecimento vai além. 

 

“Estudos ainda mostram que indivíduos que pulam o café da manhã tem muito mais fome e comem muito mais no resto do dia (incluindo fim da tarde e noite), também favorecendo o ganho de peso”, destaca a nutricionista funcional Dafne Oliveira. 

 

E se você é desses que prefere pular essa refeição, é preciso ficar atento a partir de agora também por outros motivos: no jejum prolongado há uma queima maior de músculo, favorecendo o estoque de gordura na região abdominal. Portanto, é de extrema importância que a técnica do jejum intermitente só seja realizada com o acompanhamento de um nutricionista especializado.

 

O que comer no café da manhã?

 

O café da manhã perfeito vai contar com fontes de fibras, proteínas, vitaminas e carboidratos, mas nós sabemos que nem sempre é possível montar uma refeição tão completa. O que fazer então?

 

 Apostar na diversidade é sempre a melhor solução. Procure incluir alimentos variados na sua dieta, evitando uma eterna repetição de cardápio. Varie entre ovos, queijo, iogurte, leite de soja, aveia, granola, chia e frutas, entre outros alimentos. 

 

É essa variedade que vai criar um meio favorável para o seu corpo funcionar melhor, regulando seu metabolismo e aumentando sua disposição. Mas e pão, pode? Claro que pode! 

 

Os pães são excelentes fontes de carboidratos. Uma vez consumidos, eles vão liberando energia ao longo do dia. Então, se você quiser comer um belo Pão de Queijo – Segredo Mineiro no café da manhã, pode fazer isso sem culpa! Mas lembre-se: o segredo é não exagerar.