SEGREDO MINEIRO

Desde de 1996

3 CURIOSISDADES SOBRE O PÃO DE QUEIJO

3 coisas que você precisa saber sobre pão de queijo 

 

O pão de queijo ultrapassou as divisas de todos os Estados e se tornou um dos quitutes mais amados pelos brasileiros. Sua textura leve, seu sabor marcante e o fácil acesso aos seus principais ingredientes, fazem dele um dos pratos nacionais mais queridos e consumidos no país atualmente. 

 

Mas além de ser uma delícia, você sabia que ele possui também uma história recheada de fatos inusitados? Neste post vamos falar sobre 3 deles, então, puxa a cadeira e lembre de comentar sobre eles na próxima vez em que for comer um pão de queijo quentinho com seus amigos. Vamos lá!

 

01 – Dia do Pão de Queijo 

 

Isso mesmo, o pão de queijo ganhou um dia só seu. O dia 17 de agosto foi a data escolhida para celebrar a receita que pode ser considerada um dos pilares da cozinha brasileira. Isso que é homenagem, né? 

 

Em 2007, o programa Mais Você, da Rede Globo realizou um concurso com o objetivo de encontrar a melhor receita de pão de queijo do país. Depois de várias etapas, a final foi realizada no dia 17 de agosto e teve uma audiência espantosa. Assim, surgiu a ideia de criar o Dia Nacional do Pão de Queijo, também como forma de homenagear a todos que se propõe a manter viva a tradição da receita.

 

Dica: Você pode usar a data para montar uma estratégia na sua cafeteria ou lanchonete e alavancar suas vendas. Aproveite a oportunidade!

 

02 – Exitem receitas parecidas na America Latina

Não há dúvidas: a receita do pão de queijo é 100% brasileira, mais especificamente, mineira. Contudo, o uso do polvilho, base da receita, é feito por diversos países latinos. Isso fez com que várias receitas semelhantes à nossa surgissem em muitos países vizinhos ao nosso.

 

Na Colômbia temos o “Pan de Bono”, uma versão achatada e um pouco mais dura; na Argentina e no Paraguai encontramos a “chipa”, uma combinação de mandioca e especiarias em formato de U, geralmente vendida nas ruas; já no Equador encontramos o “Pan de Yuca”, que numa tradução literal significa “pão de mandioca”.

 

03 – O Pão de queijo é um alimento nutricionalmente equilibrado

 

Quem disse que comida saudável precisa ser difícil de comer? O pão de queijo está aí para provar que dá sim, pra fazer algo saboroso e nutricionalmente rico. 

Nele você encontra sais minerais, lipídios, vitaminas, proteínas, carboidrato e muito mais. Sendo esse fator um dos principais motivos que fazem ele ser recomendado em lanches e até mesmo no café da manhã.

 

Além disso, o pão de queijo é um alimento super democrático. Como ele é produzido com farinha de mandioca ao invés de trigo, é uma excelente opção de consumo para celíacos e pessoas com intolerância ao glúten. Todo mundo pode comer essa delícia!

 

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o pão de queijo? Visite nosso blog para conferir outros posts sobre o assunto. Lá você encontra curiosidades, receitas e muito mais!